A Sónia tem 39 anos, tem duas filhas, a Mariana com 12 anos e a Margarida com 7 meses. É mãe solteira, tia da Clara e uma seguidora do Blogue.
Sempre sonhaste em ser mãe?
Ser mãe não fazia parte do meu sonho na minha adolescência, nem na minha primeira juventude... Depois de me casar chegou a fase do vazio e ai sim começou a ser um desejo... Depois de ser mãe fiquei sempre com vontade de repetir a experiência e aconteceu de forma diferente mas compensadora.
As tuas filhas tem uma grande diferença de idade… Quais é que achas que são as vantagens e desvantagens dessa diferença?
Bem... a maior vantagem é puder reviver e relembrar a maternidade com outra maturidade e desfrutar de uma forma mais tranquila. O facto de a mais velha estar com 12 anos ajuda nas tarefas e acompanha o crescimento da irmã de uma forma que se fosse mais nova não teria esse acompanhamento e com 12 anos está na idade do armário e do afastamento está a ganhar asas e a bebé vai preenchendo esse vazio. Um dia será a sua vez e ai estará a mais velha disponível novamente para mim e não consigo de todo encontrar desvantagens. A mais velha não vê a hora de ir levar e buscar a pequena à escola, ensinar a ler e a escrever. Será uma "pequena" mãe.
A escolha dos nomes... boa pergunta... O nome da Mariana foi logo escolhido mal soube que era menina. Na minha profissão (educadora) temos tendência a nos identificar com algumas crianças e eu tinha uma Mariana e dai o nome. O da bebé foi escolha da mais velha, mas primeiramente era para ser Concha mas ficou Margarida.
Gostaste de estar grávida?
Gostei de estar grávida?! Sim,gostei. Da primeira foi planeada, da segunda aconteceu... apesar de ser uma gravidez complicada, vivida sozinha por medo e julgamento, gostei. A gravidez é a maior dádiva da natureza à mulher.
Cesariana ou parto normal?
Das duas parto normal, a primeira 12 horas sem epidural, a segunda 2 horas e a bendita da epidural.
Amamentas? foi um processo difícil?
Amamento e amamentei e adoro, é desgastante mas compensador.
Na maternidade o que é que mais gostaste até agora? e menos?
O que mais gostei da maternidade... Quando um filho olha para nós e nos reconhece como mães. Isso acontece logo no nascimento, assim que olham para nós. Adoro viver em função das minhas filhas e vê-las a crescer fisicamente e intelectualmente.
O que não gostei e não gosto é sentir-me impotente quando estão doentes.
Que peças mais vestes à tua filha?
Bem, modelitos... Ser mãe de meninas não é fácil, agora vivesse de reinventar. A moda dos bebés baseia-se num estilo retro muito vitoriano com golas, fofos, tapa fraldas, toucas, toucados, laços e fitas, os padrões florais e as cores muito Marie Antoniette deixam-me perdida entre as escolhas. Mas também uso roupa prática algodões e fatinhos práticos de duas peças.
Escola antes dos 3? sim ou não?
Escola... escola... A escola é um mal necessário neste caso as creches eu tenho a sorte de puder estar com a minha bebé e se puder só irá para a escola com idade pré escolar. A mais velha foi com 18 meses. A escola faz falta pela socialização, o contacto com outras crianças e o estar em sociedade. Mas quando isso acontece no meio familiar não vejo necessidade. As aquisições acontecem da mesma forma, depende apenas do estímulo. Infelizmente os pais delegam essas competências à escola uns por falta de tempo outros que são pais só porque sim.
Resumindo creche sim, mas q.b. Pré escolar sim, entram numa idade que precisam de aprender a brincar, as aquisições rudimentares já estão adquiridas e entram na fase do concreto... Aí a escola faz todo o sentido.
Batizar ou não?
Batizar sim, baptizei a mais velha e quero baptizar a bebé. Cresci no catolicismo, não pratico, tenho uma nova visão das religiões mas considero o batismo um início na vida. É um marco, nada mais, e uma festa linda com charme.
3 valores fundamentais na educação da tua filha?
Lealdade, honestidade, perseverança.
Visto que és mãe solteira qual a maior dificuldade do dia-a-dia?
A maior dificuldade é ter tempo para mim.
Ser mãe, é ser completa e a todas as mães solteiras dou um único conselho sejam mães, pois ser mãe solteira ou não, a verdade é que somos mães de igual forma, só que com menos ajuda. Sou feliz com as minhas filhas, e se é uma felicidade completa? É. Se tivesse casada ou namorado e não tivesse filhos era feliz pela metade.
Qual é o conselho que deixas as mães solteiras?
A maternidade tem de tudo desde as noites em claro ao sorriso mais lindo do mundo, passando pela ansiedade das etapas de crescimento, às doenças infantis.. Isto é o que nós mães queremos que passe depressa pois achamos a fase pior... temos pressa que os nossos bebés cresçam... Hoje posso dizer não quero que cresçam... A mais velha está na adolescência, SOCORRO, é a pior fase, se achava que a ansiedade ia passar aumentou. Conselho às mamãs de primeira viagem, não tenham pressa o tempo voa e eles ganham asas muito depressa desfrutem com calma.
Sejam muito felizes
Obrigada pela disponibilidade.
Obrigada pela disponibilidade.