sexta-feira, 31 de julho de 2015

Primo, Primas e priminhas




Ter primas é bom, mas ter primas com a diferença de 2 meses não é bom, é uma benção.

A Clarinha tem 4 primas e 1 primo. Duas das suas primas são bebés, uma tem  quase 5 meses e a outra 1 mês. Parece que combinamos?! mas, não combinamos... São obras do acaso.

Quando crescerem vai ser o máximo, mas por enquanto elas ainda não interagem e para os avós, por vezes, torna-se dificil gerir o tempo com tanta gente nova, não é fácil.

A Clara tem grande proximidade com a prima Catarina e a prima Benedita. São filhas da minha irmã, e temos por hábito estar muito tempo juntas, a família junta-se na casa dos meus pais quase todos os dias e lá partilhamos o nosso dia a dia, ajudamo-nos uns aos outros e discutimos perspetivas. Agradeço a família que tenho, somos unidos, amigos e muito cúmplices ... Espero que as caraterísticas com as quais descrevo a minha família nunca se percam, que continuemos sempre assim, e que estes sentimentos perdurem durante as próximas gerações.

Vai ser giro vê-las crescer todas juntas.









quarta-feira, 29 de julho de 2015

"Os bebés também querem dormir", - Constança Ferreira




No dia 25 de Julho, eu e a Clarinha rumamos à fnac do Algarve Shopping para ouvir a terapeuta de bebés Constança Ferreira.

A Constança Ferreira defende aquilo em que eu acredito, no colo e no quanto a sociedade está inadaptada aos nossos bebés.

Quando estamos grávidas imaginamos imensas coisas acerca dos nossos bebés, idealizamos um bebé perfeito, mas quando ele nasce a nossa vida dá uma grande volta, tudo muda e não é aquilo que imaginamos. É verdade que sentimos um amor inigualável, mas sentimentos também um grande cansaço, as hormonais estão aos saltos... temos dias que estamos muito stressadas, dias que estamos muito felizes, outros tristes... Mas tudo vale a pena.  A verdade é que a maternidade também tem um lado negro, noites mal dormidas, dias de mau humor, momentos de desespero... Não é tudo perfeito, mas temos de aprender a viver com isso, e sermos feliz com essas pequenas batalhas do dia-a-dia.

Em relação ao colo a terapeuta defende o mesmo que eu, os bebés precisam de colo, não têm manhas,
estes levam 9 meses ao colo (dentro das nossas barrigas) a serem constantemente embalados, quando nascem o contato fisico é deveras importante, aquela conversa do bebé ficar mal habituado, já chateia. As pessoas que estão à nossa volta em vez de perderem tempo a dizer estas ladainhas, que os bebés têm manhas e afins,  peguem nos nossos bebés ao colo, assim ajudam-nos, nós agradecemos e os bebés também. Nós somos mamiferos  marsupiais, tais como o canguru, o koala, não temos uma bolsa, mas temos dois braços.

A nossa sociedade quer um bebé independente e autônomo, há uma autonomização bastante precoce em relação ao bebé, e não é justo nem viável, os bebés são dependentes, precisam de nós para tudo. Desta forma, eu defendo que as mães deviam ficar em casa com os bebés até um ano de idade.

Em relação aquilo que atormenta a grande maioria das mães, o colocar o bebé a dormir, não existe um método para colocar o bebé a dormir, mas algumas técnicas que o tranquilizam e lhe transmitem segurança. É importante ter algum tempo entre o terminar o dia e o ir para a cama, para o bebe relaxar, dar-lhe colinho, proporcionar um ambiente em casa que acompanhe a luz solar,  e não transmitir  demasiados estímulos na hora do dormir (televisão, luzes, etc).

É importante aprendermos a conhecer o nosso bebé para antecipar as suas necessidades, antes que ele chore, pois o choro é a forma que o bebé encontra para comunicar que já está no seu limite, nós, pais/cuidadores, temos de aprender a decifrar os seus movimentos, para não o deixar chegar a este estado, a um estado de ansiedade, de stress e impaciência, pois assim é mais difícil cuidar do bebé, coloca-lo a dormir e afins, pois também nós, mães e pais entramos num estado de stress quando ouvimos o bebé a chorar.

A terapeuta não tem um manual de instruções para os bebés, mas ajuda os pais a perceberem o bebé que têm em casa.

E eu deixo-vos um conselho sigam o vosso instinto...


quinta-feira, 23 de julho de 2015

3 Meses de ti






Há 3 meses atrás descobri que ser mãe é um benção. Ter um ser a crescer dentro de nós é sem dúvida uma sensação única e quando ele nasce sentimos por ele um amor que não se consegue descrever. E esse amor, à medida que o tempo passa vai sendo cada vez maior.

A Clarinha já têm 3 meses, o tempo passou a uma velocidade vertiginosa, cada vez está mais crescida e cada vez adquire mais competências... é uma aprendizagem a cada dia que passa.

É uma bebé bem grande, simpática, está sempre a sorrir, adora dormir, passear, conversinhas e por enquanto até não faz muitas birras.
Já segura a cabeça, vira a cabeça na direção do som,segue-nos com o olhar e brinca com as mãos.

No próximo mês vamo-nos aventurar a ir à praia ao final do dia, comprei uma alcofa de praia, assim a C pode estar deitadinha e confortável, e nós, papás, podemos desfrutar um bocadinho da praia, do verão e do Algarve.





terça-feira, 21 de julho de 2015

AS AVÓS







AS AVÓS....

As avós mimam não estragam;
As avós não ralham, passam a mão na cabeça;
As avós não dão doces, ensinam a fazer bolachinhas quentes nas tardes frias de inverno;
As avós não partilham histórias, levam-nos no seu cavalo mágico a países e tempo longinquos;
As avós não fazem as vontades todas aos netos, partilham o seu tempo;
As avós amam, cuidam e por tudo isso são a lição viva do que é educar;
As pernas das avós estão cansadas...mas elas ensinam a saltar à macaca e o macaquinho do chinês;
As avós são fadas mágicas que atravessam a vida das nossas crianças e que com suas varinhas de condão, aquecem-lhes a alma com contos do passado e com a esperança de um mundo melhor...

Abençoadas sejam todas as avós!!!


Obrigada mãe, porque apesar dos contratempos que surgiram nas nossas vidas, tens sido a melhor avó do mundo, fazes o que podes e o que não podes para mimar as tuas netinhas :D. A Clarinha agradece <3 e eu também :D

quinta-feira, 16 de julho de 2015

DIY 1 - Reciclar latas para arrumar coisinhas dos nossos pequenos

Hoje trago-vos um DIY... Como tenho muitas latas de leite artificial resolvi recicla-las e utiliza-las na decoração do quarto da Clarinha. Estas latinas dão para guardar imensas coisas, fitas do cabelo, ganchos, fitas de chupetas, etc. Espero que gostem.

Para isso vão precisar de:

Materiais

- Latas
- Lixa
- Spray
- Fitas para decorar
- Cola UHU



Procedimento

- Lixar a lata;
- Pintar com spray e deixar secar;
- Aplicar a fita com cola UHU.




Ideia retirada dos blogues:

http://viveravidaangela.blogspot.pt
http://estouaconhecer.blogspot.pt

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Mercado de Culturas

Entre os dias 9 a 12 de Julho decorreu em Lagoa o Mercado de Culturas. Há que valorizar o que de bom se faz no concelho de Lagoa. O mercado das culturas foi composto por 70 artesãos oriundos de diferentes países, esta foi a segunda edição do mercado e esperamos que existam muitas mais. Deixo-vos o programa e algumas fotos que tiramos. Para o ano há mais...












sexta-feira, 10 de julho de 2015

Saudades do Verão III - O ano passado foi assim - Monte do Adaíl

O verão do ano anterior foi bem diferente deste, foi recheado de muita praia, piscina, festas,  turismo rural, peles morenas... Este está a ser bem diferente, mas é por uma boa causa... Mas em breve iremos fazer turismo rural com a nossa Clarinha, vai ser uma aventura... Ainda não decidimos para onde é que vamos e nesta altura a grande maioria dos montes estão esgotados, mas vamos continuar à procura e havemos de arranjar alguma coisa. No ano passado reservamos com alguma antecedência e é o que aconselho a toda a gente.

O ano passado fomos para o  Monte do Adaíl, este monte está situado entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes, é um típico monte alentejano... Este oferece dormidas em 2 quartos duplos e 4 apartamentos (T1 e T2).

É um excelente local  para descontrair, principalmente nos meses mais agitados do verão, onde o Algarve está super lotado... Sabe mesmo bem encontrar a paz e o silêncio em pleno mês de Julho/Agosto... Por isso costumamos "fugir" para a costa Alentejana. Mas desde já, agradeço a todas as pessoas que escolhem o Algarve para passar férias, a grande maioria dos Algarvios vive do turismo, e ele faz-nos muita falta.

Voltando ao Monte do Adail este tem uma piscina de água salgada deliciosa, bicicletas... O pequeno almoço é excelente, e os proprietários são super afáveis e atenciosos.

Gostamos tanto de lá ir que queremos sem dúvida repetir.













domingo, 5 de julho de 2015

Os fundamentalismos que existem à volta da maternidade

Como já aqui referi não gosto de fundamentalismos...  E existem muitos fundamentalismos à volta da maternidade... 

Tema 1 - Epidural


 - Levaste Epidural?! 

- Sim.
- Nunca vais saber o que é ser mãe.

Vivemos em que século?! Sabem o que é democracia?! Ainda tenho liberdade para tomar certas e determinadas decisões, e se posso atenuar as dores do parto que são de ir à lua e voltar, porque não?! qual é o problema?! sou menos mãe por isso?! 



Tema 3 - Cesariana


 - Foi cesariana?! 

- Sim.
- Nunca vais saber o que é ser mãe, nunca passaste pelas dores do parto. 

A grande maioria das cesariana ocorrem por necessidade e o pós parto é doloroso. E se for opção cada um sabe da sua vidinha. 



Tema 2 - Leite Materno/Artificial


Não dou leite materno, não foi opção, foi necessidade... E não critico quem o faz por opção,  as pessoas têm o direito a fazerem aquilo que quisserem, as mamas são delas e os filhos também... Pessoalmente gostava de ter dado mama, mais prático e mais barato... Se pensam que é giro andar a lavar e esterilizar biberões, andar carregada para todo o lado, com água, biberões, leite artificial e afins, gastar 100 euros por mês em leite, acordar à meio da noite e preparar o biberão, garanto-vos que é chato, mas uma pessoa habitua-se.






Sou MÃE, tive parto normal, levei epidural e dou leite artificial :).



Ser mãe é muito mais do que um parto normal ou cesariana... é muito mais que leite materno ou artificial... é muito mais do que isto. 
Ser mãe é amar alguém da forma mais completa que possa existir heart emoticon é dar o melhor de nós e não esperar nada em troca heart emoticon

Detalhes do quarto da Clara

Gosto de pormenores, acho que sempre gostei... Os pormenores são pequenos detalhes que  fazem toda a diferença, tanto num quarto, numa casa, num outfit ou na nossa vida.