quarta-feira, 29 de julho de 2015
"Os bebés também querem dormir", - Constança Ferreira
No dia 25 de Julho, eu e a Clarinha rumamos à fnac do Algarve Shopping para ouvir a terapeuta de bebés Constança Ferreira.
A Constança Ferreira defende aquilo em que eu acredito, no colo e no quanto a sociedade está inadaptada aos nossos bebés.
Quando estamos grávidas imaginamos imensas coisas acerca dos nossos bebés, idealizamos um bebé perfeito, mas quando ele nasce a nossa vida dá uma grande volta, tudo muda e não é aquilo que imaginamos. É verdade que sentimos um amor inigualável, mas sentimentos também um grande cansaço, as hormonais estão aos saltos... temos dias que estamos muito stressadas, dias que estamos muito felizes, outros tristes... Mas tudo vale a pena. A verdade é que a maternidade também tem um lado negro, noites mal dormidas, dias de mau humor, momentos de desespero... Não é tudo perfeito, mas temos de aprender a viver com isso, e sermos feliz com essas pequenas batalhas do dia-a-dia.
Em relação ao colo a terapeuta defende o mesmo que eu, os bebés precisam de colo, não têm manhas,
estes levam 9 meses ao colo (dentro das nossas barrigas) a serem constantemente embalados, quando nascem o contato fisico é deveras importante, aquela conversa do bebé ficar mal habituado, já chateia. As pessoas que estão à nossa volta em vez de perderem tempo a dizer estas ladainhas, que os bebés têm manhas e afins, peguem nos nossos bebés ao colo, assim ajudam-nos, nós agradecemos e os bebés também. Nós somos mamiferos marsupiais, tais como o canguru, o koala, não temos uma bolsa, mas temos dois braços.
A nossa sociedade quer um bebé independente e autônomo, há uma autonomização bastante precoce em relação ao bebé, e não é justo nem viável, os bebés são dependentes, precisam de nós para tudo. Desta forma, eu defendo que as mães deviam ficar em casa com os bebés até um ano de idade.
Em relação aquilo que atormenta a grande maioria das mães, o colocar o bebé a dormir, não existe um método para colocar o bebé a dormir, mas algumas técnicas que o tranquilizam e lhe transmitem segurança. É importante ter algum tempo entre o terminar o dia e o ir para a cama, para o bebe relaxar, dar-lhe colinho, proporcionar um ambiente em casa que acompanhe a luz solar, e não transmitir demasiados estímulos na hora do dormir (televisão, luzes, etc).
É importante aprendermos a conhecer o nosso bebé para antecipar as suas necessidades, antes que ele chore, pois o choro é a forma que o bebé encontra para comunicar que já está no seu limite, nós, pais/cuidadores, temos de aprender a decifrar os seus movimentos, para não o deixar chegar a este estado, a um estado de ansiedade, de stress e impaciência, pois assim é mais difícil cuidar do bebé, coloca-lo a dormir e afins, pois também nós, mães e pais entramos num estado de stress quando ouvimos o bebé a chorar.
A terapeuta não tem um manual de instruções para os bebés, mas ajuda os pais a perceberem o bebé que têm em casa.
E eu deixo-vos um conselho sigam o vosso instinto...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Posso dizer que a Noa sempre foi uma bebé que chorou muito pouco, sempre teve muito colo, muito mimo e se antes dizia para deixar chorar, hoje em dia e depois dela nascer mudei radicalmente de ideias, deixar chorar nunca, dou consolo, mama o que for... Na hora de dormir ela gosta de companhia, mas cada bebé é diferente e nós também os habituamos a fazer as coisas de determinada forma... 😊 o importante é que a família se sinta bem e feliz!
ResponderEliminarNós adaptamo-nos os bebés e eles a nós. É como tu dizes Catarina o importante é que a família se sinta bem e feliz =).
EliminarPs - a foto está uma delícia 😍😍😍
ResponderEliminar